patrocinio

quarta-feira, 7 de julho de 2010

djizoo de okinawa

Djizôo de Okinawa
Ícones esculpidos em pedras, os Djizôo são objetos folclóricos muito comum nas antigas vilas e aldeias japonesas.
Situados em vias públicas, entrada de vilas e aldeias, esquinas e pontes, tais ícones tem por objetivo de dar a proteção.
Em todo o arquipélago japonês, inúmeros Djizôo fazem parte do folclore de cada região correspondente.
Em Okinawa, tais ícones vão muito além do simples simbolismo e iconografia. Para um povo mergulhado na tradicional misticidade e magia, tais elementos são verdadeiras "entidades", oferecendo proteção sobrenatural "ad infinitum". Os dois principais ícones são o Shi-sá e o Ishigantô.





Shisá

Espécie de Leão mitológico, da antiga China, o Shi-sá é sem dúvida o principal ícone do arquipélago. Presente em todos os lugares, nos telhados das casas, no alto de vilas e aldeias, pontes, portais e principalmente no interior das casas, o Shi-sá vem garantindo a proteção dos moradores da ilha há séculos, conservando a "magia" e "misticidade" que identifica o povo "uchinanchu".




Ishiganto
Quando uma casa está situada no final de uma rua ou entroncamento, é um costume muito comum nas vilas de Okinawa, utilizar como forma de proteção uma pedra, colocada entre a via e a casa, com as inscrições de três ideogramas, que se lê Ishigantô.
O Ishiganto tem por finalidade de proteger e evitar que os "maus espíritos" ou "forças negativas" que "transitam" pela via avancem para dentro da residência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...