patrocinio

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sōshi Omoro biografia

Omoro Sōshi
O Sōshi Omoro (おもろ さ うし) é uma compilação de poemas e canções antigas de Okinawa e as ilhas Amami, coletados em 22 volumes e escritos em hiragana com alguns simples kanji. Há 1.553 poemas na coleção, mas muitos são repetidos, o número de peças únicas é 1.144 .
O hiragana utilizados, no entanto, é uma ortografia tradicional, que associa sons diferentes para os personagens de suas leituras normal japonês. Os caracteres usados para escrever Omoro, por exemplo (おもろ), seria escrito desta forma mesmo, mas pronunciado como umuru em Okinawa.
A poesia contida nos volumes se estende desde o século 12, ou possivelmente mais cedo, para alguns, composto pela Rainha de Sho Nei (1589-1619). Apesar de formalmente constituído e registado nestes momentos, a maioria se não todos Acredita-se que derivam de tradições muito anteriores, como resultado da sua língua, estilo e conteúdo. Os poemas contidos na compilação variar, mas seguem um padrão geral de celebrar os heróis famosos do passado, de poetas e guerreiros para reis e viajantes. Poucos são os poemas de amor. Eles variam de dois versos de quarenta, alguns fazendo uso extensivo de rimas e de estruturas dístico.



Etimologia
Soshi (草纸) significa simplesmente um trabalho escrito, mas as origens e o significado do termo "Omoro" são mais difíceis. Iha Fuyu estava entre os estudiosos que traçou para diversas palavras associadas com oráculos e canções divinas. Ele ainda derivou o termo como referindo-se Omori, uma palavra para Ryukyuan bosques sagrados. Nakahara Zenchū, por outro lado, assumiu o mandato a ser um japonês, e seguiu de volta para o umuru Ryukyuan ou umui, que significa "para pensar" .
Independentemente do real significado ou origem do termo, no entanto, uma nuvem de base de significados, no entanto, é aparente. O Omoro Soshi, uma compilação "de pensamento" ou da memória coletiva, também está associada com bosques sagrados e com canções divinas.



História
O Omoro, como uma forma, seriam os antecessores na cultura Ryukyuana distintas formas de música, dança e literatura, que incorporam todos os três destes. Somente depois de séculos de desenvolvimento e influência da China, Japão e várias culturas South Seas, fez tradições de música, dança, literatura e desenvolver, a literatura é o único a ser gravado com qualquer consistência. Fora do que pode ser inferida ou reconstruído a partir do Sōshi Omoro, sobrevive até hoje nenhum registro de formas anteriores de música e dança Ryukyuana.
Embora reflexo de antigas tradições populares, a poesia também reflete as relações intrincadas do Ryukyus apreciado com outros estados próximos. Muitas das ilhas Ryukyu, em grande parte cultural e linguisticamente isoladas, são mencionados, juntamente com diversos locais no Japão, China, Sudeste da Ásia, e os mares do sul.
O Sōshi Omoro foi compilado pela primeira vez em 1532, e novamente em 1613 e 1623, como parte das tentativas do governo real para ajudar a proteger a sua legitimidade cultural ou espiritual e poder. A primeira coletânea veio logo após o reinado de Sho Shin, que consolidou, centralizado, e reformou o governo, eo segundo veio logo depois de Ryukyu tornou-se um vassalo direto para Satsuma. Em ambas as vezes, os meios culturais e ideológicas, bem como os políticos mais mundano, eram necessários para ajudar a garantir a unidade, e para manter uma conexão com a tradição e história.
Apenas um pequeno punhado de estudiosos têm estudado os documentos em qualquer profundidade significativa. As grandes mudanças na cultura e língua Ryukyuana nos últimos séculos fizeram a poesia de difícil acesso e compreensão e Iha Fuyu (d. 1947) e Nakahara Zenchū (d. 1964) foram os únicos a estudá-la exaustivamente. Nakahara, Iha, e vários outros usaram a compilação como uma base para a pesquisa em antigos costumes Ryukyuanos e da sociedade. Análise minuciosa foi capaz de produzir elementos de uma base de compreensão do antigo governo, as estruturas sociais, ea religião popular, mas não se pode esperar que um entendimento mais completo poderá ser obtido a partir do material.


Trechos:
Song Lyrics(歌の意味)
国王様が
植え差した松並木は
十百年、十百歳まで末永くあれと祈らう
国王様が
立て差したクバ並木は
国王様が
立て差したコバテイシ並木は
(千年も末永くあれと祈らん)
A avenida dos pinheiros
Plantado por nosso Senhor e Rei
* Que eles permanecem para sempre e um dia!
A avenida de palmeiras koba
Erguido pelo nosso Senhor e Rei
(Refrão *)
A avenida das árvores Teshi
Erguido pelo nosso Senhor e Rei
(Refrão *)
Omoro Sōshi Vol. 7, No. 384, Teshi



Song Lyrics
西嶽の桜が咲くように
君志神女は撓って踊ろう
東だけに群咲きして咲くように
君志神女は撓って踊ろう
嶽加那志様は、
美しい日傘を差し給いて
杜加那志様は、
美しい車傘を差し給いて

Como as cerejeiras que florescem no santuário ocidental
* Que a sacerdotisa dança com a beleza lissom!
Como as cerejeiras que florescem no santuário oriental
(Refrão *)
Ela segura a sua sombrinha maravilhosa para o santuário de Deus
(Refrão *)
Ela segura a sua sombrinha resplandecente para o deus do recinto sagrado
(Refrão *) 

Omoro Sōshi Vol. 14, No. 989, Sakura

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...